No dia 22/08 tivemos nossa primeira excursão, onde fomos ao Museu de Arte, da Pampulha. Essa visita foi importante para a turma de modo que nos permitiu novas experiências enquanto estudantes, já que realizamos o primeiro contato o o desenho a mão livre, no qual tentamos registrar através de desenhos a nossa percepção do lugar.
O Museu antigamente funcionava como cassino, e foi obra totalmente inovadora para a época no qual Oscar Niemeyer no qual com a descoberta do concreto armado era possível realizar um projeto com menos paredes, mas mesmo assim essa possibilidade não era muito aproveitada.
Com relação ao projeto Oscar Niemeyer afirma: "As formas frias e técnicas não me entusiasmavam muito. Ao contrário, eu me apaixonava pelas formas novas, as superfícies curvas, belas e sensuais, capazes de suscitar emoções diversas. Sentia que o cimento armado podia nos oferecer tudo. Penetrei com toda a confiança nesse mundo de formas novas, de lirismo e de liberdade criadora que Pampulha abriu à arquitetura moderna." Revista Veja, 14 de dezembro de 1977
A partir de uma paisagem que nos convida a viajar nas belezas naturais e arquitetônicas, tentei fazendo croquis registrar um pouco da experiência que eu tive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário